Projeto de VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais passará por estudo de viabilidade

  • 08/05/2024
(Foto: Reprodução)
Projeto prevê rota de 21,5 km para ligar bairro Boqueirão ao aeroporto Afonso Pena. Investimento da concessionária que ganhar leilão é estimado em R$ 2,5 bilhões. Projeto de VLT é apresentado em Curitiba Geraldo Bubniak/AEN O projeto de um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e São José dos Pinhais vai passar por um estudo técnico para verificar a viabilidade da implantação. A intenção é que o VLT susbtitua os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. O corredor que interliga atualmente o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, também deve ser ampliado até o Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. No total, o traçado soma 21,5 km de extensão. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram VLT proporciona uma viagem mais rápida para quem tem pressa para chegar ao destino. Nicole Melhado/g1 Um VLT é mais leve que um trem, transporta menos passageiros e quase não faz barulho quando trafega. Em Curitiba, a intenção é que as canaletas exclusivas de ônibus sejam aproveitadas e adequadas para a passagem do veículo sobre trilhos. O estudo vai avaliar ainda a viabilidade de implantação de um novo eixo até o terminal do Santa Cândida, passando pelos terminais Cabral e Boa Vista. Neste caso, o traçado aumentaria para 26 km. Caso o projeto seja viável, o leilão da concessão deve ocorrer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A previsão total de investimento é de R$ 2,5 bilhões. Leia também: Curitiba: Motorista de ônibus que atropelou idosa é denunciado por homicídio culposo Assista: Parte traseira de carreta bitrem se solta e tomba às margens da BR-376 Violência: Alunas da UEPG relatam insegurança no campus onde houve tentativa de estupro O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, explica que a ideia é aprimorar a Rede Integrada de Transporte, fortalecendo a integração com o Sistema Metropolitano e reaproveitando a infraestrutura já existente. “Nós já temos o ramal, a canaleta para o sistema por BRT já funciona. Só vamos substituir os ônibus expressos por trilhos. Nesse trecho, 80% da estrutura já está implantada, o que torna este projeto muito mais viável do que qualquer outro modal que já foi pensado para a Capital e a Região Metropolitana”, ressaltou Santos. Estudo de viabilidade Projeto de VLT é apresentado em Curitiba O convênio para a realização do estudo de viabilidade do sistema de VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais foi assinado nesta quarta-feira (8) entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Estado e as prefeituras das duas cidades. O projeto será coordenado pelo BNDES, responsável pela contratação técnica para a sua elaboração, sem custos para o Estado. O banco vai destinar R$ 5,5 milhões ao consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, responsável pelos estudos. Caso o projeto seja bem-sucedido, esse valor será absorvido pelo vencedor da concessão e reembolsado ao banco. A previsão é que a entrega dos estudos para a nova modelagem e a concessão ocorra no primeiro trimestre do ano que vem, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Dados Somente as linhas que passam hoje pelo Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico, segundo a Amep. A avaliação da associação é que, com a mudança do modal, o crescimento populacional e o incremento de novos trechos na linha, é possível um aumento de aproximadamente 30% no número de passageiros transportados já no primeiro ano de implantação do projeto, chegando, então, a 164.800 usuários por dia. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2024/05/08/projeto-de-vlt-entre-curitiba-e-sao-jose-dos-pinhais-passara-por-estudo-de-viabilidade.ghtml


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